Unipiaget realiza V Mostra de Projetos de Extensão com apresentação de 18 projetos desenvolvidos no semestre
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Quase 1600 alunos participaram dos atendimentos à comunidade Alunos e professores participam do projeto que atende à comunidade
Divulgação
O Centro Universitário Piaget realizou, nesta quarta-feira (18), nos períodos da manhã e da noite, a V Mostra de Projetos de Extensão. O evento aconteceu no auditório da instituição e reuniu professores e coordenadores responsáveis pelos projetos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2025. O objetivo da extensão é conectar teoria e prática, com foco na transformação social e no fortalecimento da formação acadêmica dos alunos.
Ao todo, 1.579 estudantes de 19 cursos participaram das atividades de atendimento à comunidade. Estas contribuições estiveram no centro das atenções nas apresentações, evidenciando o papel de protagonistas dos discentes em cada uma das iniciativas apresentadas.
Durante a abertura, a coordenadora dos projetos de extensão, Profª. Karolyne Rodrigues, destacou a importância da atividade. “Esses projetos representam muito mais do que atividades acadêmicas; eles são uma ponte real entre a nossa formação e a comunidade que nos cerca. É através deles que podemos exercer na prática aquilo que aprendemos, contribuindo de forma concreta para o bem-estar de muitas pessoas”, afirmou.
O reitor do Unipiaget, Profº. Marcus Rodrigues, parabenizou todos os envolvidos pelo desempenho ao longo do semestre e projetou o impacto crescente das ações, com base nos dados do último ano: em 2024 foram realizados cerca de 108 mil atendimentos. “Eu tenho certeza que, daqui a alguns semestres, nós vamos fechar a estatística e falar assim: nós fizemos 300 mil atendimentos — e isso é igual à população de Suzano. Parabéns a todos”, declarou.
Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), a extensão universitária deve compor ao menos 10% da carga horária dos cursos superiores. No Unipiaget, essa diretriz se transforma em ação efetiva, com projetos que envolvem empatia, responsabilidade e compromisso social. “Exercitar nossa profissão de forma prática nos prepara para sermos profissionais mais humanos, conscientes e dedicados”, completou Profª. Karolyne.
Com o encerramento da mostra, os projetos agora seguem para avaliação e planejamento do próximo semestre, mantendo a proposta de promover conhecimento com impacto real nas comunidades.